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Ford Fiesta ST com novo motor 1.5 EcoBoost de três cilindros e 200 CV

A Ford Performance, divisão de modelos desportivos da marca americana, apresentou o seu novo Fiesta ST, que estreia motor EcoBoost de três cilindros e 1.5 litros capaz de debitar 200 CV de potência e 290 Nm de binário para uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 6,7 segundos. Números de destaque para um pequeno desportivo, cuja revelação oficial está agendada para o Salão de Genebra, em março.

A terceira geração do Fiesta ST será o primeiro modelo da Ford Performance a dispor de um motor de três cilindros, sendo também o primeiro Fiesta ST com Modos de Condução selecionáveis, que permitem configurar o motor, a direção e os controlos de estabilidades nas definições “Normal”, “Sport” e “Track”, para proporcionar uma experiência de condução totalmente otimizada, das auto-estradas aos track-days.

Os Modos de Condução também atuam sobre a tecnologia Electronic Sound Enhancement (ESE) do Fiesta ST e a válvula de escape ativa de controlo de ruído, amplificando o ruído desportivo do novo motor EcoBoost de 1.5 litros, o qual também apresenta o primeiro – e inédito na indústria – sistema da Ford de desactivação de cilindro num bloco tricilíndrico, contribuindo decisivamente para a redução das emissões de CO 2 para uns estimados 114 g/km.

Com lançamento agendado para o início de 2018, nas versões de três e cinco portas, a nova geração Fiesta ST será proposta numa variedade de acabamentos interiores e opções de personalização nunca antes disponível, oferecendo um estilo exterior ousado e distinto, no qual se inclui uma grelha dianteira inspirada na competição e jantes exclusivas de 18 polegadas.

O novo motor EcoBoost de 1.5 litros recorre a tecnologias como turbocompressor (de geometria variável), injeção de alta pressão e Duplo Controlo Variável de Abertura de Válvulas de forma a oferecer uma potência otimizada e baixos consumos de combustível. A nova tecnologia Ford de desativação de cilindros – anunciada pela primeira vez para o motor EcoBoost de 1.0 litros e agora em estreia mundial num motor de três cilindros – oferece aos clientes do Fiesta ST consumos ainda mais baixos: o sistema corta automaticamente a alimentação de combustível e ofuncionamento das válvulas num dos cilindros do motor, em condições onde não seja necessária toda a capacidade, como é o caso da condução em desaceleração ou em velocidades de cruzeiro, situações em que o motor é pouco solicitado. Esta tecnologia permite desativar ou reativar um cilindro em apenas 14 e de forma impercetível, garante a marca.

O motor conta ainda com tecnologia de filtro de partículas para redução da emissão de fuligem.

A agilidade e resposta do chassis preparado pela Ford Performance assentam na tecnologia de Controlo de Vetorização do Binário, melhorando-se o comportamento em estrada e reduzindo-se a tendência para a subviragem em curva, com a aplicação da travagem na roda de dentro dianteira. Os três modos de funcionamento do ESC permitem ao condutor escolher entre: total intervenção do sistema; modo de intervenção moderada (mais tolerante); e total desativação do sistema.

No que diz respeito ao equipamento, além de permitir uma diversa quantidade de elementos de personalização, o Fiesta ST conta ainda com o sistema de comunicação e entretenimento Ford SYNC 3 que permite aos condutores controlar o áudio, a navegação e os smartphones conectados recorrendo apenas a comandos vocais de conversação. Compatível com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, o SYNC 3 integra ecrãs táteis tipo tablet com dimensões até 8 polegadas e sensíveis a gestos de toque e de deslizamento.

Fonte: revistacarrosemotores.com

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